A consulta  

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença. Aqui vão algumas dicas para que você tire o máximo de proveito da sua consulta.

O que é uma consulta médica?
Uma consulta médica é um encontro entre um paciente e um médico com o objetivo de discutir e avaliar a saúde do paciente. Durante uma consulta médica, o paciente pode apresentar sintomas, preocupações ou questões relacionadas à sua saúde, e o médico irá realizar uma avaliação detalhada para entender a situação.
Durante a consulta, o médico pode realizar várias ações, como:
1. Anamnese: O médico faz perguntas sobre os sintomas, histórico médico, estilo de vida e outras informações relevantes para entender melhor o quadro de saúde do paciente.
2. Exame físico: O médico pode realizar um exame físico para avaliar o estado geral do paciente, verificar sinais vitais, palpar áreas do corpo e observar possíveis anomalias.
3. Diagnóstico: Com base nas informações coletadas, o médico tenta chegar a um diagnóstico ou uma ideia preliminar sobre o que pode estar causando os sintomas do paciente.
4. Recomendações e tratamento: Com base no diagnóstico ou na avaliação, o médico pode prescrever tratamentos, medicamentos, exames adicionais ou recomendações específicas para ajudar a resolver ou gerenciar o problema de saúde.
5. Educação e aconselhamento: O médico pode oferecer orientações sobre como cuidar melhor da saúde, prevenir doenças, fazer mudanças no estilo de vida e responder a quaisquer perguntas que o paciente possa ter.
6. Acompanhamento: Dependendo do quadro clínico, o médico pode agendar consultas de acompanhamento para monitorar a evolução da condição do paciente.
Horário
 Procure chegar um pouco antes do horário agendado. Isso vai permitir que os trâmites burocráticos e cadastro (ou sua atualização) sejam feitos antes do horário planejado da consulta e vai otimizar o tempo disponível entre você e o médico.

Acompanhantes
O acompanhante pode ser uma pessoa extremamente útil em uma consulta, particularmente em situações em que o paciente tenha problemas de memória. A informação colhida com o acompanhente ajuda a complementar a informação fornecida pelo paciente. A presença deve ser sempre autorizada pelo paciente, exceto quando o paciente é portador de alguma doença neuro-psiquiátrica em que ele não seja capaz de responder por si mesmo.
 
Planejamento
Procure planejar sua consulta. Eventualmente até faça um roteiro do que deseja perguntar e esclarecer. Uma consulta costuma durar em média 20 a 60 minutos. É um período muito curto e você pode não lembrar de fazer uma pergunga que está há meses querendo fazer. Desta forma, planeje! O médico, no processo de anamnese, vai fazer muitas perguntas, mas pode não direcionar para a sua dúvida. Não há nada de errado em levar um roteiro escrito. 

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos ou mesmo leve os medicamentos na consulta.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença. Preferencialmente traga os exames impressos. Atualmente sabemos que os exames estão armazenados "na nuvem" e podem ser acessados no celular ou no computador. Mas no momento da consulta a internet pode sair do ar e não conseguirmos acessar os exames, então sempre os tenha de forma impressa ou minimamente em arquivo salvo.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Pergunte muito. Faça anotações se preciso, É preferível um paciente detalhista do que um que chegue em casa e não saiba o que tem que fazer. Lembre-se, é da sua saúde que estamos falando. 

Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados. O médico é apenas um guia.